ADES – 10envolvimento por mais dois anos membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CEPRAM

No dia 21 de novembro, em Salvador, foi dada a posse aos novos membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram), para o biênio de 2014 a 2016. A ADES – 10envolvimento é membro titular, como representante da Sociedade Civil Organizada, segmento ONGs ambientalistas, bioma Cerrado.

O Cepram é o órgão superior do Sistema Estadual do Meio Ambiente, um colegiado vinculado à estrutura da Secretaria do Meio Ambiente, de competências consultiva, normativa, deliberativa e recursal, cuja finalidade é deliberar sobre diretrizes, políticas, normas e padrões para a preservação e a conservação dos recursos ambientais.

Os embates entre Governo, Setor Produtivo e ONGs ambientalistas são contantes. Na avaliação da COESA – Colegiado de Entidades Sócio-Ambientais da Bahia, o qual procura potencializar as intervenções da sociedade civil organizada – o Estado tem feito grandes esforços para desburocratizar, decentralizar e regimentar a gestão ambiental. Porém, muito pouco tem olhado para o real impacto sócio-ambiental destas medidas. Os processos de licenciamante tem sido liberalizados, a fiscalização ambiental vem recuando cada vez mais, as unidades de conservação são abandonadas.

As controversas ambientais no oeste são especialmente acirradas. A ADES – 10envolvimento, representado por seu coordenador geral Martin Mayr, continuará lutando por um desenvolvimento ecologicamente mais razoável e socialmente mais equilibrado, contra a sobreposição dos interesses de negócios com terra, água, comódities, minérios e energia.


Associação do Desenvolvimento Solidário e Sustentável (ADES) – 10envolvimento
Rua Ipanema, 204 - Vila Dulce, CEP: 47800-261 Barreiras – BA
Fone (77) 3613-6620 | Email: 10envolvimento@uol.com.br