Prêmio Pequi de Ouro 2015

Convite Pequi de ouro 2015 cópia

No dia 02 de outubro de 2015 ocorrerá a entrega festiva do “Pequi de Ouro 2015”, em homenagem a pessoas que lutam pela defesa do bioma Cerrado na bacia do Rio Grande. O evento será realizado no “Espaço Ecológico Lavoisier”, Loteamento António Geraldo (“Rua do SAMÚ”) em Barreiras – BA, a partir das 19:30 horas. Haverá apresentações culturais, música da terra ao vivo, forró, e, como brinde especial, uma galinhada com pequi.

O Cerrado baiano é região campeã em desmatamento e retirada de água para fins econômicos. As consequências sócio-ambientais são drásticas: O aquífero rebaixa, as nascentes, brejos, riachos, rios e lagoas secam, a biodiversidade encolhe, as comunidades tradicionais com sua cultura e sabedoria geraizeira somem; e o Rio São Francisco, receptor e condutor das águas do “Gerais”, se acaba, e com ele a vida na sua bacia.

A Agência 10envolvimento, comemorando 11 anos de militância sócio-ambiental na bacia do Rio Grande, promove mais uma homenagem a pessoas e organizações que lutam pela preservação do bioma Cerrado e pelas comunidades tradicionais no “Gerais”.

Sendo o “pequi” um dos mais populares frutos do Cerrado, nada mais justo do que entregar um “Pequi de Ouro” como sinal de reconhecimento das lutas e paixões pelo bioma.

Os/as homenageados/as do “Pequi de Ouro 2015” são:

Daniel Melo Barreto – Ambientalista do Conselho de Entidades Sócio–Ambientais da Bahia – COESA, pela defesa do Cerrado baiano em colegiados regionais, estaduais e nacionais.
Deusdete Souza Santiago – Empresário e ambientalista, pela criação da “Fundação Mundo Lindo Meio Ambiente”.
Lindaura Rodrigues da Silva – Pequena produtora e líder comunitária no Sítio da Barriguda, pela incansável militância em prol de nascentes, matas e do povo geraiseiro.
Miguel Souza Neto – Assentado do Projeto de Reforma Agrária “Rio Branco”, pelo protagonismo e pela criatividade na defesa da vida no bioma Cerrado.
Miram Hermes – Jornalista do Jornal “A Tarde”, pela constante atenção ao quadro sócio-ambiental na Bacia do Rio Grande.
Valney Dias Rigonato – Professor de Geografia da Universidade Federal do Oeste Baiano, pelas pesquisas e projetos voltados à causa geraiseira.
Vera Regina Machado Trindade – Advogada, pela defesa de comunidades tradicionais nos conflitos de terra no Oeste Baiano.

Informações detalhadas, subsídios complementares e agendamento de entrevistas, favor, contatar

• Martin Mayr – Coordenador Geral da 10envolvimento – (77) 3613 6620
• Edite Lopes de Souza – Setor Meio Ambiente – (77) 9971 0769

AGRADECEMOS PELA GENTIL DIVULGAÇÃO DO EVENTO !


Associação do Desenvolvimento Solidário e Sustentável (ADES) – 10envolvimento
Rua Ipanema, 204 - Vila Dulce, CEP: 47800-261 Barreiras – BA
Fone (77) 3613-6620 | Email: 10envolvimento@uol.com.br