Projeto Coleta Seletiva

DSC00130A preocupação com questões ambientais tem aumentado cada vez mais. O convite para uma ação que proteja o meio ambiente é urgente e direciona a todos os homens e mulheres do planeta. Problemas com lixo, contaminações de rios, queimadas exigem uma atenção dobrada e mudanças nos nossos hábitos. Segundo pesquisas o Brasil produziu em 2010 quase 61 milhões de toneladas de lixo, e isso significa um aumento seis vezes maior do que a população em relação a 2009.
A geração de resíduos sólidos, cada vez maior nos municípios brasileiros tem desafiado a capacidade de gestão, na maioria das vezes limitada, do poder público. Mas a lei 12.305 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, exige que os municípios estejam desenvolvendo a destinação adequada para seus resíduos sólidos até agosto de 2014.  O município de Barreiras é considerado o município polo, com aproximadamente 140 mil habitantes, produzindo diariamente 160 toneladas de resíduos sólidos, em média, que são destinados para o lixão.
É necessário um processo continuo de educação ambiental. Coma organização do município e o cumprimento com a leia 12.305, surge a necessidade de conscientizar e acompanhar os aqueles que estão dispostos a tratarem de maneira adequada o lixo que geram dando testemunhos e atraindo outros a fazerem o mesmo. O projeto coleta Seletiva deu inicio com suas atividades no Arboreto Barreiras I, contando com moradores dispostos a dar um tratamento adequado a lixo acolhem o projeto com suas diversas oficinas protegendo o meio ambiente, a saúde publica e desenvolvendo o aprendizado com a seleção dos resíduos, reaproveitamento de materiais recicláveis,e a conscientização de reduzir.
Venha participar conosco primeira atividade Gincana Ecológica dando inicio a atividades dia 06.09.2014 As 16:00 no Arboreto Barreiras I.

Irmã Maria Rosa

 


Associação do Desenvolvimento Solidário e Sustentável (ADES) – 10envolvimento
Rua Ipanema, 204 - Vila Dulce, CEP: 47800-261 Barreiras – BA
Fone (77) 3613-6620 | Email: 10envolvimento@uol.com.br